VITAMINA D

Bastam 15 minutos para que os raios solares ativem no organismo a produção de uma substância essencial para fortalecimento dos ossos: A vitamina D.
1 Março 2019

Além de uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física, noites bem dormidas e lazer para diminuição do estresse e uma vida longa e saudável, os médicos recomendam banhos de sol diários. Nem muito extensos, nem muito curtos. Bastam 15 minutos para que os raios solares ativem no organismo a produção de uma substância essencial para fortalecimento dos ossos: A vitamina D. Ela tem despertado o interesse de pesquisadores de várias áreas como nutricionistas, médicos e farmacêuticos. No ano passado foram realizados mais de mil estudos no mundo todo, sobre funções recém descobertas dessa molécula. E ela é muito mais importante do que se desconfiava. Um desses trabalhos revela que níveis adequados de vitamina D prolongam a expectativa de vida por estar envolvida em vários processos metabólicos no organismo, participando inclusive da homeostase, o equilíbrio interno de todas as funções do corpo. A recomendação diária é de 400 UI (unidades internacionais) para o desenvolvimento sadio dos ossos. Porém outros estudos demonstram que uma ingestão ainda maior é fundamental para o funcionamento adequado do sistema imune, do coração, cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Atualmente, essa vitamina é considerada um potente modulador das células de defesa, responsável pela estimulação da atividade das células imunológicas quando elas precisam entrar em ação.

As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas e o salmão. Ovos, carne, e derivados do leite como a manteiga também contêm pequenas quantidades. Os vegetais e frutas não são fontes de vitamina D. A suplementação desta vitamina pode ser feita pela maioria dos polivitamínicos e comprimidos de carbonato de cálcio que já vêm associados com ela. Existe também a vitamina D pura recomendada para pessoas que têm sua deficiência. Um exame simples de laboratório realiza a dosagem da vitamina D no sangue e pode ser solicitado pelo médico para verificar se os seus níveis estão alterados.

Autor: João Carlos Pimentel

MAIS POSTAGENS
COMPARTILHAR Share on Google+

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por AdaptWeb

Entre em contato pelo Whatsapp

(35) 9 9986-1861