Porque fazer parte da Rede Inova Drogarias?

Montar uma farmácia pode ser um excelente negócio, o mercado farmacêutico vem crescendo acima da economia nacional.

 

O empreendedor percebe que suas vendas estão caindo, seu marketing não traz resultados, seu estoque não bate e quando busca um relatório mais preciso não consegue enxergar os resultados. Todas estas situações são indícios claros de que chegou a hora de investir em profissionalização da sua farmácia.

 

Montar uma farmácia pode ser um excelente negócio, o mercado farmacêutico vem crescendo acima da economia nacional. Há mais de 10 anos, o setor do varejo farmacêutico brasileiro não sabe o que é recessão, com desempenho positivo sendo alcançado seguidamente desde 2011. Este aumento das vendas se deve em partes do processo de profissionalização que está acontecendo no setor.

 

A profissionalização gera prosperidade, aquelas farmácias que buscam o entendimento de como é o mercado e cuidam da gestão do seu negócio crescem acima da média. A competitividade no varejo farma é um grande desafio para a gestão da drogaria. Diminuir a margem dos produtos é necessário para a formação da imagem de preço baixo que é fundamental para a vendas, caso contrário a farmácia será vista como “cara” e não terá clientes. Consequentemente será necessário diminuir também a margem operacional, analisar e otimizar os custos é importante para o resultado do negócio, é possível ter custos menores sem impactar nas vendas. 

 

As famílias têm gasto mais dinheiro em farmácias, pois a expectativa de vida da população aumentou e vai continuar aumentando, com isso aumenta o número de pessoas idosas, que são os maiores consumidores das farmácias. Outra causa do crescimento das vendas é o aumento do mix de produtos, conceito que se refere à diversidade de itens disponíveis para compra dentro da farmácia, além de medicamentos, existem uma série de produtos que podem compor a cesta de compras do cliente farma, aproximando o estabelecimento de um centro de conveniência.

Uma farmácia não pode se limitar a vender remédios, mas deve também apostar em outros produtos, como cosméticos, linha de perfumaria, artigos de higiene, suplementos, vitaminas etc. Esta ação gera aumento no ticket médio (quantia total de vendas dividido pelo número total de clientes), comodidade para o cliente, fidelização e destaque da concorrência.

 
O mercado farmacêutico está se reinventando cada dia mais e a competitividade empresarial está batendo na sua porta! 
Agora é a hora de fazer a diferença e fazer da Rede Inova. 


Já possui uma drogaria? Faça a diferença, Vem ser Rede Inova Drogarias!.

Autor: Lidiane Braga
Diretora Operacional

Raphaela Rocha
Analista de Marketing Digital

 

 

 

 

 

 

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